quarta-feira, 3 de março de 2010

Debates interessantes.

Estou postando três vídeos interessantes de trechos de debates do Dr. William Lane Craig com ateus famosos. William L. Craig é doutor em Teologia pela Universidade de Munique e em Filosofia pela Universidade de Birmingham. Craig é um dos maiores apologista Cristãos de nossos tempos. Hábil debatedor, ele já enfrentou grandes pensadores céticos como Antony Flew, Bart Ehrman, John D. Crossan nos campi de Universidades como Harvard, Oxford e Princeton debatendo tópicos como a existência de Deus e a historicidade da ressurreição de Cristo. Assistam.





5 comentários:

Anônimo disse...

videos legais :)

Maximiano disse...

Infelizmente tenho que dizer que William Lane Craig falou um MONTE DE TOLICES E MENTIRAS no primeiro vídeo. Aliás, é só isso que se pode esperar desses criacionistas de terra velha compromissados com o mundo.
Se a Teoria da Evolução é verdade, então isso compromete claramente o ensino bíblico da criação. E definitivamente NÃO, o livro de Gênesis NÃO ADMITE MAIS DE UMA INTERPRETAÇÃO. A Bíblia é a revelação de Deus para o homem, e não está aí pra cada um interpretar do jeito que quiser. Quanto ao Gênesis, tem-se que dizer que, primeiro, tal livro NÃO É APENAS SIMBÓLICO, É UM LIVRO QUE SE PROPÕE A SER HISTÓRICO, segundo, seu ensinamento claro é que o mundo foi criado em seis dias literais, há poucos milhares de anos atrás, e sofreu um dilúvio global. É isso que a Bíblia ensina e PONTO FINAL.
O Dr. James Barr (Professor Régio de Hebraico da Universidade de Oxford), apesar de não acreditar que Gênesis seja uma história verdadeira, admitiu, no entanto, no que respeita à linguagem de Gênesis 1 que:
"Ao que sei, não existe nenhum professor de Hebraico ou do Antigo Testamento em nenhuma universidade de nível mundial que não acredite que o escritor(es) de Gênesis 1-11 tivesse a intenção de passar aos leitores a idéia de que: a) a criação teve lugar numa série de seis dias semelhantes aos dias de 24 horas que agora temos; b) os números contidos nas genealogias de Gênesis fornecem por simples adição, uma cronologia desde o início do mundo até estágios mais tardios na história bíblica; c) o Dilúvio de Noé é apresentado como tendo sido mundial e tendo extinguido todos os seres humanos e toda a vida animal exceto aqueles que estavam na arca." [Barr, J., Carta para David Watson, 23 de abril de 1984. Conforme citado no folheto de Ken Ham, Seis dias ou milhões de anos?]
Jesus e Paulo também interpretaram o Gênesis literalmente. Em Marcos 10:6, Jesus diz que “desde o princípio da criação, Deus os fez homem e mulher”. Ora, se o homem e mulher foram feitos “desde o princípio da criação”, é óbvio que não houve milhões de anos antes deles. Em Lucas 11:50-51, Jesus diz:
“para que desta geração se peçam contas do sangue dos profetas, derramados DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO; desde o sangue de ABEL até o de Zacarias, que foi assassinado entre o altar e a Casa de Deus. Sim, eu vos afirmo, contas serão pedidas a esta geração.”
Nesse versículo Jesus reconhece Abel como personagem histórico, real (assim como Zacarias), e o coloca no começo do mundo, e não bilhões de anos depois de sua origem.
Em Romanos 1:20 Paulo afirma que os homens são indesculpáveis pois a existência de Deus é percebida, DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO, por meio das coisas que foram criadas.

Maximiano disse...

Agora o ridículo mesmo foi o que Craig afirmou sobre Agostinho. Agostinho NUNCA acreditou em Evolução, nem tão pouco que a terra tem bilhões de anos! Ele acreditava que os dias da semana de Gênesis não eram literais, mas isso não porque ele achasse que os dias representassem eras, mas sim porque ele acreditava que a criação havia ocorrido instantaneamente! Portanto, Agostinho era criacionista de terra jovem! Ou seja, ele acreditava em algo totalmente ao contrário do que Craig e outros criacionistas de terra velha acreditam.
Só ressaltando que a maior parte dos pais da Igreja interpretou os dias de Gênesis como sendo literais. Os que acreditavam numa criação instantânea o faziam influenciado pela filosofia grega. Eles argumentaram que os 'dias' da Criação estavam relacionados com as atividades de Deus e como Deus é intemporal, isso significaria que os 'dias' não podiam ser relacionados com o tempo humano. Portanto, sua interpretação alegórica era baseada em algo que estava fora da Bíblia, pois o ensinamento claro da Bíblia é que o mundo foi feito em seis dias normais (“houve tarde e manha, o primeiro dia”...).
Inclusive alguns pais da igreja, como Basílio de Cesaréia, combateram as idéias evolucionistas de seu tempo, como é mostrado neste texto:
http://www.answersingenesis.org/creation/v16/i4/basil.asp
Martinho Lutero e João Calvino também acreditavam numa interpretação literal do Gênesis.
As idéias de que o Gênesis é só uma história simbólica, ou que os dias da criação eram eras, dentre outras, não passam de heresias que só foram criadas quando se “descobriu” pela “ciência” que a terra tem de bilhões de anos. Ou seja, foi uma desculpa que as pessoas encontraram para encaixar a ciência secular na Bíblia. Antes disso, todos os cristãos eram criacionistas de terra jovem, pois essa é a posição que surge de uma interpretação óbvia do livro de Gênesis.
Pra finalizar: sobre a Teoria do Big Bang, que Craig adora defender dogmaticamente, recomendo este texto:
http://www.pibvp.org.br/index.php?name=News&file=article&sid=294

Danilo disse...

Ola Ronaldo!

Graça e Paz!

Vim conhecer seu espaço digital. Bom posts! A internet é um espaço precioso onde podemos falar de Jesus e discutir diferentes pontos de vista!

Aproveitando, faço uma apresentação do meu blog:

Genizah é um blog cristão diferente. Hilário e divertido, mas que não dispensa a seriedade na defesa do Evangelho. Uma mistura bem balanceada de humor, denuncia e artigos devocionais. No Genizah, você fica sabendo da última novidade do absurdário "gospel", mas também não falta material para inspiração e ótimas mensagens dos melhores pregadores. Genizah é um blog não denominacional apologético, com um time é formado por escritores, pastores, humoristas e chargistas cristãos.

Aguardo sua visita. Vamos nos seguir!

Abraços em Cristo e Paz!

Danilo Fernandes

http://www.genizah.com.br

DELTA C disse...

o vídeo que se encontra nesse endereço- http://www.youtube.com/watch?v=VqgcrJs5cPE -mostra de forma interessante que deus existe. assistam