quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Podem me chamar de moralista!


(Por Ronaldo Xavier Pimentel Jr)

Mês passado me deparei com uma matéria muito interessante da revista “Saúde!”, periódico, que por sinal, minha esposa é assinante. O referido texto demonstrava os efeitos da televisão sobre os adolescentes, e como jovens que assistem a cenas eróticas correm grande risco de ter um filho antes dos 20 anos. A revista faz menção à pesquisa feita pelo Instituto americano Rand Corporation, a matéria nos diz o seguinte:
“Seus pesquisadores perguntaram a 2 mil jovens entre 12 e 17 anos o que costumavam ver na telinha. Três anos mais tarde, quiseram saber da mesma moçada se houve a ocorrência de uma gestação naquele período. Constataram, então, maior incidência de gravidez na turma que acompanhava programas de apelo sexual.” [i]

Claro que tudo isso é só a ponta do iceberg, a exposição excessiva à violência, à pornografia, mulheres e homens seminus toda hora, à inversão de valores, e uma série de outras coisas que, não só trará uma gravidez precoce, mas também uma família desajustada.
É público e notório, que a TV aberta no Brasil, salvo raras exceções, tem feito um verdadeiro desfavor à família brasileira, são tantos os exemplos que nos cansam os olhos. Em uma determinada novela, que já fora exibida, encontrávamos um bordel onde a cafetina abriga uma série de belas jovens que demonstram toda a felicidade do mundo por aquilo que fazem: saem em carros de luxo, ganham bastante dinheiro, vivem com homens bonitos e vez por outra, se casam com milionários. Algo muito diferente da realidade de dor e sofrimento de quem optou ou foi levado a essa vida. Agora, o que passará na cabeça de uma jovem ao assistir coisas como essas? Coisa boa é que não é! Em um país onde a prostituição infantil é alarmante, um referencial como esse só agrava o problema, uma vez que, o inferno é transformado em paraíso diante dos olhos das crianças.
E o que dizer da violência? Tiros, facadas, desrespeito aos pais e às leis. Será que tudo isso não têm influenciado os jovens? É claro que sim! Não são poucos os casos de violência envolvendo jovens e adolescentes, brigas motivadas pelas coisas mais fúteis possíveis, e em grande parte, culpa dos exemplos que os jovens têm na TV, onde o “herói machão”, jamais pede desculpas e resolve tudo na “porrada”.
Há os que advoguem que a culpa é toda dos pais, que não acompanham o que os filhos assistem. Sim, sabemos que essa responsabilidade existe; sabemos que os pais devem conversar mais com os filhos acerca desses temas e orientá-los quanto à programação, contudo, sabemos que a responsabilidade não pode cair toda em cima dos genitores, uma vez que, os mesmos não são onipresentes nem oniscientes. 
A legislação brasileira acertou ao obrigar as emissoras de TV a trazerem a faixa etária do programa antes da exibição, o que vem a oferecer um norteador aos pais. Apesar de que, mesmo assim, existem algumas distorções, como é o caso das “novelas das oito” (já conhecidas pelo teor erótico) que são reprisadas a tarde, onde a maioria dos jovens estão em casa assistindo televisão, enquanto os pais estão trabalhando. E aí, cai por terra qualquer argumento dos que tentam jogar toda a culpa toda nos familiares. É fato, temos que fazer alguma coisa, ou mais cedo ou mais tarde, muitos dos jovens se perderão no caminho, enquanto a mídia fatura os seus bilhões.
Aos que lerem este texto, não me interpretem mal, não quero que a TV seja envolta por censuras e tarjas pretas, mas que ela possa ser útil ao lar e a família, e não um meio de destruição da mesma. Sou uma pessoa normal, que assisto TV como qualquer outra, contudo me preocupa os exageros por parte da programação; que se tornaram tão comuns, que por vezes nos passam despercebidos. Quero aqui trazer uma reflexão, qual a nossa conduta diante dos nossos filhos e de que forma a televisão tem influenciado as nossas vidas? Até quando faremos vista grossa para esse problema? Pais, abram os olhos!
________________

[i] SAÚDE!. São Paulo: Abril, n. 306, dezembro de 2008. p.57.

6 comentários:

Lívia disse...

existem algumas distorções, como é o caso das “novelas das oito” (já conhecidas pelo teor erótico) que são reprisadas a tarde, onde a maioria dos jovens estão em casa assistindo televisão enquanto os pais se encontram trabalhando,

Sempre pensei nisso ... boa observação ...

Mauro disse...

Concordo plenamente com você Ronaldo. Atrevo-me a sugerir que nossas emissoras modifiquem um pouco a temática batida dos apelos eróticos banais e veiculem com maior frequencia temas com conteúdo moral bíblico.Em Números 31 temos uma narrativa exemplar de atos ordenados por Deus e seguidos por Moisés que poderiam perfeitamente nortear nossos dias.
Temos vingança:
"E falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Vinga os filhos de Israel dos midianitas; depois recolhido serás ao teu povo.E pelejaram contra os midianitas, como o SENHOR ordenara a Moisés; e mataram a todos os homens." ( Olha que lindo )
Temos saqueio:
"E queimaram a fogo todas as suas cidades com todas as suas habitações e todos os seus acampamentos. E tomaram todo o despojo e toda a presa de homens e de animais". ( Taí um bom exemplo bíblico )
Escravidão:
"Agora, pois, matai todo o homem entre as crianças, e matai toda a mulher que conheceu algum homem, deitando-se com ele. Porém, todas as meninas que não conheceram algum homem, deitando-se com ele, deixai-as viver para vós". ( Já pensou em um filme em horário nobre com estas cenas edificadoras? )
Ofertas ao Senhor:
"Então para o SENHOR tomarás o tributo dos homens de guerra, que saíram a esta peleja, de cada quinhentos uma alma, dos homens, e dos bois, e dos jumentos e das ovelhas. Da sua metade o tomareis, e o dareis ao sacerdote Eleazar, para a oferta alçada do SENHOR". ( Evidenciar o amor a Deus )

Olha Ronaldo, tive o respeitoso zelo de copiar estas passagens exatamente como estão na Bíblia.

Mais alguns temas:
Ló entregando suas filhas virgens a um grupo de pervertidos "Fareis delas como bom for nos vossos olhos."
As filhas de Jó aproveitam a bebedeira do pai e tem relações sexuais com ele, e cada uma concebe um filho.
Vamos orar ao Nosso Senhor para que ele intervenha na programação das emissoras, seria maravilhoso que nossos sagrados lares pudessem partilhar destes momentos amáveis do Sagrado Livro. Amém

Ronaldo Xavier Pimentel Júnior disse...

É verdade Mauro, concordo com você a Bíblia tem lições valiosíssimas, veja que nos seus 66 livros você só conseguiu pincelar situações envolvendo guerras, e essa é a grande lição moral, a guerra não é boa, a guerra tem conseqüências terríveis. Nos outros pontos vemos a lição de Ló entregando suas filhas aos pervertidos e a intervenção miraculosa dos anjos que impediram que tal atrocidade acontecesse. Você disse que as filhas de “Jó” tiveram relações com ele, infelizmente não conheço essa passagem. Mas tudo bem vou te dar um desconto, afinal, você não é um leitor da Bíblia e deve ter copiado os textos de algum site desses que já copiaram de outros. A passagem que você se refere é a de Ló, e não a de Jó, com suas duas filhas; só tem um problema não encontrei Deus as mandar fazer isso, ao contrário tal situação é sempre mostrada como algo lamentável pois as filhas enganaram seu pai, embriagando-o; mas essa é a Bíblia, daí o seu valor histórico, ela não precisa fazer “média” para narrar os fatos. Agora se quiser ver um texto interessante de verdade observe:
“Com os selvagens, os fracos de corpo e mente são rapidamente eliminados. Nós os homens civilizados, por outro lado, fazemos o melhor para verificar o processo de eliminação, construímos asilos para os imbecis, os aleijados e os doentes. Assim os membros mais fracos das sociedades civilizadas propagam sua espécie. Ninguém que tenha observado a criação de animais domésticos duvida que essa situação seja altamente prejudicial para a raça humana. Dificilmente alguém é tão ignorante que permite aos seus piores exemplares continuar se procriando.” (Charles Darwin – The Descent of Man, 1871).
É esse tipo de postura “científica” que motivaria um homem tão “afável” como Hitler.
Desculpa amigo, fico com a Bíblia:
“Os cegos vêem, e os coxos andam; os leprosos são limpos, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o evangelho.” (Mateus 11:5)

Mauro disse...

"E falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Vinga os filhos de Israel dos midianitas; depois recolhido serás ao teu povo. E pelejaram contra os midianitas, como o SENHOR ordenara a Moisés; e mataram a todos os homens." Ronaldo, realmente esta e as demais passagens foram copiadas do " Livro Sagrado" e a meu juizo fica claro o ordenamento de Deus a Moisés. Quanto ao número de citações ser reduzido e reclamado por você, posso abastecer este comentário com inúmeras situações similares. Desnecessário fazê-lo pois tenho certeza você as conhece também. Minha decepção reside em você nos negar a sua interpretação para cada versículo citado esquivando-se ao identificar um equívoco lamentável cometido e reconhecido ao escrever Jó quando o correto seria Ló o que não altera em nada a lição valiosíssima de um pai oferecendo suas filhas aos pervertidos. Segundo seu argumento, se Deus não ordenou é inválido o exemplo. Agora quando ele explicitamente manda matar, saquear, escravizar, esta é só uma maneira de mostrar que isto não é bom.
Seguindo sua interpretação concluo:
Sendo bom e não contrariando a realidade, é literal. Não tendo este perfil, é metafórico. Bastante coveniente pena que posições de cunho pessoal não possuam valor de confirmação de nada, tendo igual valor sendo suas ou do Hitler
Agora se quiser ver um texto interessante de verdade observe:
1 Samuel 15
1-Então disse Samuel a Saul: Enviou-me o SENHOR a ungir-te rei sobre o seu povo, sobre Israel; ouve, pois, agora a voz das palavras do SENHOR Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eu me recordei do que fez Amaleque a Israel; como se lhe opôs no caminho, quando subia do Egito. Vai, pois, agora e fere a Amaleque; e destrói totalmente a tudo o que tiver, e não lhe perdoes; porém matarás desde o homem até à mulher, desde os meninos até aos de peito, desde os bois até às ovelhas, e desde os camelos até aos jumentos. Saul convocou ao povo, e os contou em Telaim, duzentos mil homens de pé, e dez mil homens de Judá.Chegando, pois, Saul à cidade de Amaleque, pôs emboscada no vale.
(Passagens inspiradoras para o afável Hitler) Texto colhido no "Livro sagrado"
Qualquer um com mínimo zelo por suas crenças gostaria que elas fossem tão verdadeiras quanto possíveis. Acho que com isso concordamos. Por isso não acredito em: bicho-papão, papai noel, cartas psicografadas, fadas, duendes, pessoas feitas de barro, serpentes e jumentos falantes, espíritos engravidando virgens, etc, simplesmente por não haver lógica, razão e nem evidências que as valide.
Quanto as observações pessoais feitas a meu respeito e a meus estudos não estou ofendido e nem as respondo pois a minha honestidade impede de julgá-lo não tendo razão, lógica e nem evidências para tal.

Ronaldo Xavier Pimentel Júnior disse...

Caro Mauro, o problema está na maneira incoerente como você argumenta, deixa eu te explicar:
1 – Você diz que Deus não existe e depois O acusa de ser cruel, então Ele existe ou não?
2 – Caso você admita sua existência terá que admitir que Ele É o autor da vida, e que só Ele poderia ordenar alguém a tirar a vida de outro, dessa forma não há mal algum;
3 – Se você afirmar que Deus não existe então não pode acusá-lo de nada uma vez que ele não existe;
4 – Dentro do ateísmo não existe padrão moral nenhum, parafraseando Dawkins, não existe nem bem mal, certo ou errado, então baseado em que você o julga se você não tem referenciais absolutos?
5 – Caso seu julgamento seja feito baseado no que é socialmente aceito, todos os textos que você cita fazem parte da realidade histórica daquele povo, portanto socialmente aceito.
6 – Lembre-se Deus é Justo, mas um ateu não pode entender o que é justiça. Se A mata B, qual a pena de B? Qual a medida justa? Com que critérios objetivos você faria justiça? Caso responda use argumentos materialistas.
Então meu caro, não me venha com esse blá, blá, blá batido e rodado de sites da internet, até porque a Bíblia é o livro mais vendido, publicado, comentado e editado em idiomas diferentes, e que tem transformado a vida de milhões de pessoas ao redor do mundo, o evangelho é pragmático, não é conversa fiada, nas palavras de Paulo “A minha palavra e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.” (1 Coríntios 2:4-5), a Palavra de Deus nos transforma a cada dia e temos contemplado o seu poder, nas palavras de Pedro “ Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas, mas nós mesmos vimos a sua majestade,” (2 Pedro 1:16 ), agora se você quisesse de fato aprender a Bíblia você tem centenas de livros que tratam das supostas dificuldades que você citou, em qualquer livraria evangélica você encontra. Experimenta ler C. S. Lewis (sugestão: Cristianismo Puro e Simples), aí depois você vem debater comigo.
E para você pensar, se Deus não existe porque existe algo diferente do nada?
Sim, um detalhe, também não acredito em Papai Noel, em fadas, em guinomos, em extraterrestres (inteligentes ou não), em horóscopo, em cartomantes, em vida surgindo do acaso, em um universo surgindo do acaso, nem em macacos que viram homens. Por isso não sou ateu, sou cristão, a postura filosófica mais coerente que existe. Estou nos passos dos homens que sempre admirei pelo seu brilhantismo científico inquestionável: Newton, Pasteur, Maxwell, Pascal, Galileu, Boyle, Leibniz, Euler, Dalton, Faraday, Joule, Stokes, Kelvin, Mendel, entre outros.

Mauro disse...

Ronaldo, infelismente você ainda não foi capaz de entender sobre o que estamos debatendo. Em que momento você leu em meus comentários frases do tipo: "Deus não existe - Deus é cruel - Macacos viram homens - Em que momento eu afirmei ser ateu? Vou simplificar para facilitar sua compreenção. Em seu blog encontrei uma postagem com o título " Podem me chamar de moralista" e é exatamente sobre isto que estou tentando falar com você, percebeu?. Citei passagens bíblicas textuais pertinentes ao seu comentário e repito tive grande zelo em postá-las exatamente como estão em uma das bíblias que tenho comigo. Gostaria de ler sua opinião detalhada e honesta sobre as passagens citadas ao invéz de vê-lo atormentado tentando esquivar-se do foco, acusando-me de ateu, de colar textos em sites da internet, etc. Estou falando com você e é a sua opinião que desejo ouvir, são seus critérios de justiça e padrão de moralidade usados na avalição da programação televisiva que gostaria de vê-los em ação avaliando as ações ordenadas por Deus nos textos citados.
Se possível deixe-me sua opinião também sobre estas passagens:
Deuteronômio - 22
23 - Quando houver moça virgem, desposada, e um homem a achar na cidade, e se deitar com ela,
24 - Então trareis ambos à porta daquela cidade, e os apedrejareis, até que morram; a moça, porquanto não gritou na cidade, e o homem, porquanto humilhou a mulher do seu próximo; assim tirarás o mal do meio de ti.
Obs: Não esqueça de ilustrar sua valorosa avaliação com mais um detalhe intrigante. "e o homem, porquanto humilhou a mulher do seu próximo;" mulher do próximo? Não seria de uma virgem desposada?
Lucas - 19
26 - Pois eu vos digo que a qualquer que tiver ser-lhe-á dado mas ao que não tiver, até o que tem lhe será tirado.
27 - E, quanto aos meus inimigos, que não quiseram que eu reinasse sobre eles, trazei-os e matai-os na minha presença
E agora Ronaldo! Jesus ordenando matança e saqueio? Em Números-31 Matança, saqueio, vingança e escravidão eram segundo seu comentário "realidade histórica daquele povo, portanto moralmente aceito" . Mas agora estas ações tem a assinatura e endosso de Jesus.
No Alcorão ordenamentos similares são amplamente encontrados, cito ilustrativamente umas passagens a seguir.
Alcorão 2ª Surata
191 - Matai-os onde quer se os encontreis e expulsai-os de onde vos expulsaram, porque a perseguição é mais grave do que o homicídio. Não os combatais nas cercanias da Mesquita Sagrada, a menos que vos ataquem. Mas, se ali vos combaterem, matai-os. Tal será o castigo dos incrédulos.
193 - E combatei-os até terminar a perseguição e prevalecer a religião de Deus
Na tradição Islâmica se encontra o seguinte: Fazei guerra, com sangue e extermínio, a todos que não crêem em Deus (Alá)... Quando encontrardes com os infiéis, matai-os.(Hadith)